A Infância e suas circunstâncias: Um caminho para a construção de direitos

  • Joaquín Pablo Reca Universidad Nacional de La Plata, Argentina
  • Mariano Plaza Universidad Nacional de La Plata, Argentina
  • Santiago Galán Universidad Nacional de La Plata, Argentina
Palavras-chave: infâncias, atores, disputas, paradigma, interdisciplinaridade

Resumo

Neste trabalho, serão abordadas várias circunstâncias que, com a infância, se revelam e cujos saberes constituem um instrumento fundamental para fazer qualquer ponderação sobre os direitos da criança e do adolescente. Para tanto, focalizará os atores que, sob os auspícios do “velho paradigma”, com a Lei do Patrocínio (1919) e com o “halo universal” que a Convenção sobre os Direitos da Criança detém, nela intervêm. Precisamente, esse decálogo, instalando crianças e adolescentes como “sujeitos de direitos”, coloca-se em um papel ambíguo que gera (mais) tensões.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Joaquín Pablo Reca, Universidad Nacional de La Plata, Argentina

Advogado, Universidad Nacional de La Plata, Argentina. Assessor Jurídico da uprema Corte de la Provincia de Buenos Aires. Mestre em Direitos Humanos. Foi membro da Clínica de Derechos Humanos e do IInstituto de Política y Gestión Pública (até o momento 2018), ambos da Universidad Nacional de La Plata. Membro Associado da Asociación Argentina de Derecho Constitucional.

Mariano Plaza, Universidad Nacional de La Plata, Argentina

Advogado, Universidad Nacional de La Plata, Argentina. Mestre em Direitos Humanos. Pesquisador do bservatorio de Relaciones Económicas Internacionales, Universidad Nacional de La Plata

Santiago Galán, Universidad Nacional de La Plata, Argentina

Advogado, Universidad Nacional de La Plata. Agente Judiciário da Unidad de Investigación de Delitos Económicos, Procuración da Suprema Corte de Justicia da Provincia de Buenos Aires. Mestre em Direitos Humanos.

Referências

Aguilera, S. (2006). Ser niño “huacho” en la historia de Chile (siglo XIX) Ediciones LOM. http://www.memoriachilena.gob.cl/602/w3-article-97769.html.

Barna, A. (2013). Los derechos del niño. Un campo de disputa. Boletín de Antropología y Educación, 4(5),24-25.

http://www.derechoshumanos.unlp.edu.ar/assets/files/documentos/los-derechos-del-nino-un-campo-en-disputa.pdf.

Barna, A. (2012). Convención Internacional de los Derechos del Niño. Hacia un abordaje desacralizador. Kairos, Revista de Temas Sociales, 16(29),13. http://www.derechoshumanos.unlp.edu.ar/assets/files/documentos/convencion-internacional-de-los-derechos-del-nino-hacia-un-abordaje-desacralizador.pdf.

Esquivel, V., Faur, E. y Jelin, E. (2012). Las lógicas del cuidado infantil entre las familias, el Estado y el mercado. IDES.

http://www.gemlac.org/attachments/article/321/Las-l%C3%83%C2%B3gicas-del-cuidado-infantil.-Entre-las-familias-el-Estado-y-el-mercado.1.pdf#page=12. Fecha de consulta 18 de septiembre de 2020.

Fonseca, C. y Cardarello, A. (1999). Derechos de los más y menos humanos (Trad. Carla Villalta). Revista Horizontes Antropológicos, 5(10), 3-35. http://www.derechoshumanos.unlp.edu.ar/assets/files/documentos/derechos-de-los-mas-y-menos-humanos.pdf.

Fonseca, C. (2011). As novas tecnologias legais na produção da vida familiar. Antropologia, direito e subjetividades. Revista de Ciências Sociais, (11)1. http://www.derechoshumanos.unlp.edu.ar/assets/files/documentos/as-novas-tecnologias-legais-na-produo-da-vida-familiar.pdf.

Foucault, M. (1977-1978), Trad. de Horacio Pons, (2006). “Clase del 8 de febrero de 1978”. Buenos Aires: Fondo de Cultura Económica. https://crucecontemporaneo.files.wordpress.com/2012/01/foucault_michel-seguridad_territorio_poblacion.pdf. Fecha de consulta 1 de abril de 2020.

Grinberg, J. (2013). La recepción de “los derechos del niño” en Argentina: Trayectoria de activistas y conformación de una nueva causa en torno a la infancia, Revista colombiana de antropología-sociología Virajes, (15)1, 318-321. http://www.derechoshumanos.unlp.edu.ar/assets/files/documentos/la-recepcion-de-los-derechos-del-nino-en-argentina.pdf.

Llobet, V. S. y Tabbush, C. (2014). Derechos, género, generaciones: disputas y negociaciones sobre protección y bienestar. Revista rosarina de Estudios de Género Zona Franca, Dossier, (22)23: 5-14. https://zonafranca.unr.edu.ar/index.php/ZonaFranca/issue/view/1.

Llobet, V. S. y Villalta, C. (2015). Resignificando la protección. Nuevas normativas y circuitos en el campo de las políticas y los dispositivos jurídico-burocráticos destinados a la infancia en Argentina, Revista Latinoamericana de Ciencias Sociales Niñez y Juventud, (13)1. http://equidadparalainfancia.org/wp-content/uploads/2013/08/Carla-Villalta-y-Valeria-Llobet-2015.-Resignificando-la-proteccion.pdf. Fecha de consulta 16 de mayo de 2020.

Martínez, G. J. S. (2017). El Habitus. Una revisión analítica, Revista Internacional de Sociología, 75(3). http://revintsociologia.revistas.csic.es/index.php/revintsociologia/article/viewFile/680/870%20p.2. Fecha de consulta 26 de marzo de 2020.

Satriano, C. (2008). El lugar del niño y el concepto de la infancia, Revista Extensión Digital de la Secretaría de Extensión Universitaria, Facultad de Psicología, (3),8. https://repository.unad.edu.co/bitstream/handle/10596/4869/514517%20infancia.pdf?sequence=1.

Soto, I. P. (2012). Sociología de la infancia: las niñas y los niños como actores sociales, Revista de Sociología, (27), 83. https://core.ac.uk/download/pdf/132236092.pdf.

Publicado
2021-01-15
Como Citar
Pablo Reca, J., Plaza, M., & Galán, S. (2021). A Infância e suas circunstâncias: Um caminho para a construção de direitos. Revista De La Facultad De Derecho, (50), e2021n50a3. https://doi.org/10.22187/rfd2021n50a3
Seção
Doutrina