Igualdade de gênero no acesso e graduação nos cursos de pósgraduação da Faculdade de Direito da Udelar

  • Pilar Rodríguez Morales Doctora en Metodologías para el Diseño, Evaluación y Mejora de Planes, Proyectos y Programas Educativos, UNED, España. Directora de la Escuela de Posgrado, Facultad de Derecho, Udelar.
  • Mauricio Castillo Fernández Doctor en Investigación en Ciencias Sociales con mención en Sociología, FLACSO, México. Coordinador Académico de la Escuela de Posgrado, Facultad de Derecho, Udelar.
  • Juan Martín Soca de Iñigo Doctor en Investigación en Ciencias Sociales con mención en Sociología, FLACSO, México. Coordinador Académico de la Escuela de Posgrado, Facultad de Derecho, Udelar.
Palavras-chave: Eqüidade de gênero, Igualdade de gênero, Equilíbrio de gênero, Ensino superior, Pós-graduação em Direito

Resumo

O artigo aborda a questão do acesso e da graduação na pósgraduação da Faculdade de Direito a partir de uma perspectiva de gênero. São introduzidos os conceitos de igualdade e equidade de gênero, contextualizandoos no âmbito da educação superior. Para avaliar os resultados obtidos, utilizase o conceito de equilíbrio de gênero. Os principais resultados mostram que existe um equilíbrio a favor das mulheres no acesso, semelhante ao da graduação. Em relação à graduação, também há um equilíbrio semelhante, que se acentua na graduação nos mestrados. Esse equilíbrio se reverte em apenas dois anos, o último em 2020, marcado pelo início da pandemia. Também se encontra um equilíbrio a favor dos homens quando a taxa de alta é calculada com base no gênero, onde se observa que os homens se formaram mais do que as mulheres.As implicações desses resultados são discutidas no contexto do avanço na carreira acadêmica e profissional. Fica explícita a necessidade de aprofundar as pesquisas sobre as condições
de ingresso e permanência na pósgraduação
e de promover políticas educacionais
voltadas para a melhoria da igualdade de gênero.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Cardoso, E., Cortés, J., & Cerecedo, M. (2020). Autoeficacia académica del alumnado de los posgrados en administración en tiempos del COVID19. Propósitos y Representaciones, 8 (SPE3), e567. http://dx.doi.org/10.20511/pyr2020.v8nSPE3.567
Cardozo, S., Acevedo, F., Fernández, T., Míguez, M.N. y Patrón, R. (2014). Transición entre ciclos: marco analítico. En T. Fernández y A. Ríos (Eds.), El tránsito entre ciclos en la Educación Media y Superior de Uruguay. Montevideo: Udelar-CSIC-FCS.
Castañeda-Rentería,L. y Rodrigues Araújo, E. (2021). Atrapadas en casa: maternidad(es), ciencia y Covid19. Brazilian Journal of Education, Technology and Society (BRAJETS), 14, 7586. http://dx.doi.org/10.14571/brajets.v14.se1.2021.7586
David, M. E. (2015). Women and gender equality in higher education? Education Sciences, 5(1), 10-25.
Dirección General de Planeamiento (2019) Estadísticas Básicas de la Universidad de la República 2019. Montevideo: Udelar.
Durán, M. M. (2012). La transversalidad de género en la educación superior: propuesta de un modelo de implementación. Posgrado y Sociedad, 12(1), 23-43.
Fernández, T. y Ríos, A. (2014). El tránsito entre ciclos en la Educación Media y Superior de Uruguay. Montevideo: Udelar-CSIC-FCS.
García de Fanelli, A., & Jacinto, C. (2010). Equidad y educación superior en América Latina: el papel de las carreras terciarias y universitarias. Revista Iberoamericana de educación superior, 1(1), 58-75
González, R. (2009). Estudios de Género en educación: una rápida mirada. http://www.scielo.org.mx/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S140566662009000300002&lng=es&nrm=iso>
Henderson, E. F. (2015). Gender Pedagogy. In Gender Pedagogy: Teaching, Learning and Tracing Gender in Higher Education (pp. 94-116). Palgrave Pivot, London.
IESALC/UNESCO(2021). Mujeres en la Educación Superior: ¿la ventaja femenina ha puesto fin a las desigualdades de género? https://www.iesalc.unesco.org/wpcontent/uploads/2021/03/Lasmujeresenlaeducacio%CC%81nsuperior_120321.pdf
Infante Castañeda, C., Peláez Ballestas, I., & Giraldo Rodríguez, L. (2021). Covid19 y género: efectos diferenciales de la pandemia en universitarios. Revista mexicana de sociología, 83(spe), 169-196. https://doi.org/10.22201/iis.01882503p.2021.0.60072
Lagarde, M. (1996). Género y feminismo. Desarrollo humano y democracia. España: Horas y horas y el Instituto de la Mujer.
Lamas, M. (1996). La perspectiva de género. Revista de Educación y Cultura de la sección, 47, 216-229.
Martínez-Labrín, S., y Bivort-Urrutia, B. (2014). Procesos de producción de subjetividad de género en el trabajo académico: Tiempos y espacios desde cuerpos femeninos. Psicoperspectivas, 13(1), 15-22.doi: http://dx.doi.org/10.5027/psicoperspectivasVol13Issue1fulltext334
Matarranz, M., & Ramírez, E. (2018). Igualdad de género y Educación Superior: Retos por alcanzar en la Unión Europea. Archivos Analíticos de Políticas Educativas, 26(69). http://dx.doi.org/10.14507/epaa.26.2590
Ministerio de Educación y Cultura (2021) Anuario Estadístico de Educación 2019. Montevideo: Uruguay.
Munévar, D. I. y Villaseñor, M. L. (2005). Transversalidad de género. Una estrategia para el uso político-educativo de sus saberes. La ventana. Revista de estudios de género, 3(21), 44-68.
Muñoz Repiso, M. (2010). Mujer y educación en la Unión Europea. Revista Iberoamericana sobre Calidad, Eficacia y Cambio en Educación, 8 (2), 188-200.
OCDE (2017) The Pursuit Gender Equality. An uphill battle. OECD Publishing. https://read.oecdilibrary.org/socialissuesmigrationhealth/thepursuitofgenderequality_9789264281318en#page1
Ordorika, I. (2015). Equidad de género en la Educación Superior. Revista de la educación superior, 44 (174), 717.
Palma Campos, C. (2020). De académicas, pandemia, encierro y bitácoras: Experiencias de algunas universitarias en el contexto del COVID19. Revista Reflexiones, 99(2). doi: https://doi.org/10.15517/rr.v99i2.42271
Papadópulos, J., & Radakovich, R. (2006). Educación superior y género en América Latina y el Caribe. https://www.ses.unam.mx/curso2013/pdf/Papado%CC%81pulos%202006.pdf
Reyes Pérez, L., Burdiles Cisternas, C., Jerez Yánez,J. y Zazo Moratalla, A. (2021). Universidades generizadas y mercantilizadas. Implicancias para las mujeres trabajadoras en tiempo de pandemia. Polis Revista Latinoamericana, 20(59), 39-58.doi: http://dx.doi.org/ 10.32735/ S07186568/2021N591591
Rodríguez, P. (2014). Oportunidades y riesgos en el acceso a la educación superior en el marco del Centro Universitario de la Región Este. En T. Fernández y A. Ríos (Eds.), El tránsito entre ciclos en la Educación Media y Superior de Uruguay. Montevideo: Udelar-CSIC-FCS.
Sáenz, M. J. (2021). Géneros y justicia: el género de la “cultura institucional interna” en la Corte Suprema argentina. Revista de la Facultad de Derecho, 51 (2), e20215106. DOI: 10.22187/rfd2021n51a
Silander, C., Haake, U., y Lindberg, L. (2013). The different worlds of academia: a horizontal analysis of gender equality in Swedish higher education. Higher Education, 66(2), 173-188
UNESCO (2014) Igualdad de género. En: Indicadores UNESCO de cultura para el desarrollo. Manual Metodológico. París. UNESCO.
Publicado
2022-08-01
Como Citar
Rodríguez Morales, P., Castillo Fernández, M., & Soca de Iñigo, J. M. (2022). Igualdade de gênero no acesso e graduação nos cursos de pósgraduação da Faculdade de Direito da Udelar. Revista De La Facultad De Derecho, e2022nesp1a13. https://doi.org/10.22187/rfd2022nesp1a13