A retirada do Uruguai das negociações do TISA
Resumo
Esse trabalho, focalizado desde o ponto de vista da Análise da Política Externa, procura determinar as razões porque o Uruguai não continuou nas negociações do TISA (Trade in Services Agreement), no mês de setembro de 2015. É tomada como ponto de partida a análise das negociações internacionais de os dois níveis de Putnam, com o objetivo de esclarecer quais são as determinantes internas e externas que desencadearam a decisão presidencial de abandonar a negociação do acordo. Os principais fatores para ter em conta são as coalizões e ideologias dos mais importantes atores políticos e sociais do nível nacional, o impacto das instituições que regulam a ratificação de acordos internacionais no país, o estilo de toma de decisões do presidente Tabaré Vázquez e a dimensão ideacional da inserção internacional do Uruguai de acordo com seus principais atores.
Downloads
Referências
Arce, G. (2015). La Economía Mundial en el Siglo XXI. Montevideo: Fundación de Cultura Universitaria
Caetano, G., López Burian, C. y Luján, C. (2016). La política exterior uruguaya entre Vázquez y Vázquez (2010-2015). En J. Busquets y N. Bentancur (Coords.). El decenio progresista. Las políticas públicas de Vázquez a Mujica (pp. 279-300). Montevideo: Fin de siglo.
Bouzas, R. y Zelicovich, J. (2014). La Organización Mundial de Comercio, los acuerdos mega-regionales y los usos estratégicos del regionalismo. Estudios de Economía Aplicada, 32(3), 963-994.
De Oliveira, A., Onuki, J. y Cândia Veiga, J. P. (2006). Política Externa e Negociações Internacionais. Revista Brasileira de Comércio Exterior, 20(87), 29-33.
Garcé, A (2014b) Regímenes Políticos de Conocimiento: Construyendo un nuevo concepto a partir de eventos de cambio seleccionados en políticas públicas del gobierno de Tabaré Vázquez (Uruguay, 2005-2009). Revista de ciencia política (Santiago), 34(2), 439-458.
Garcé, A. (2014), ¿Réquiem para la derecha? La elección de 2014 y la izquierda que se viene. En Garcé, A. y Yaffé, J. (eds.) La era progresista. Hacia una nueva estrategia de desarrollo (pp. 203-246) 3a ed. Montevideo: Fin de Siglo.
George, A. L. (1991). La decisión presidencial en política exterior. El uso eficaz de la información y el asesoramiento. Buenos Aires: Grupo Editor Latinoamericano.
Ibáñez, J. (2015). Socialconstructivismo: ideas, valores y normas en la política mundial. En Del Arenal, C. y Sanahuja, J.A. (Eds.), Teorías de las Relaciones Internacionales (pp. 189-217). Madrid: Tecnos.
López Burian, C. (2015a). Partidos políticos y política exterior en Uruguay (1985-2015). La importancia de las instituciones, las ideas y los intereses de los actores. (Tesis de Doctorado en Ciencia Política.) ICP-FCS-UdelaR. Montevideo.
López Burian, C. (2015b). Partidos políticos, ideología y política exterior en Uruguay (2010-2014). Colombia Internacional, (83), 135-169. https://dx.doi.org/10.7440/colombiaint83.2015.06
Putnam, R. D. (1996). Diplomacia y política internacional: la lógica de los juegos de doble nivel. Zona Abierta, (74), 69-120.
Urrutia, O. (2013). El papel de los ThinkTanks en la definición y aplicación de las políticas y estrategias de defensa. Revista del Instituto Español de Estudios Estratégicos, (2), 1-34.
Wendt, A, (1992), La Anarquía es lo que los Estados hacen de ella. En Santa Cruz, A. (2009) (ed.) El constructivismo y las relaciones internacionales. México, D.F.: Centro de Investigación y Docencia Económicas.
Revista de la Facultad de Derecho. Creative Commons Reconocimiento 4.0 Internacional License.